quinta-feira, 15 de maio de 2014

Salto Alto

   Sapato de salto alto é o calçado que deixa o calcanhar da usuária significativamente mais elevado do que os dedos. Quando tanto o calcanhar quanto os dedos dos pés são levantados igualmente, como em um sapato plataforma, não é considerado um "salto alto". Saltos-altos tendem a dar a ilusão de pernas mais longas e mais finas. Esses sapatos podem ser encontrados em uma ampla variedade de estilos, e os saltos são encontrados em muitas formas diferentes, incluindo stiletto, bomba, bloco, cónica, lâmina, e cunha.
   De acordo com os grandes estilistas de calçados, como Jimmy Choo e Gucci, um salto baixo é aquele com menos de 6 centímetros, de 6centímetros a 8.5 centímetros os saltos são considerados saltos médios, e acima de 8,5 centímetros é considerado um salto alto.
   Embora os saltos-altos sejam quase exclusivamente usados por mulheres, existem alguns tipos de sapato que podem ser usado por ambos os sexos, como as botas.

Tipos de Salto:

Os tipos de saltos encontrados em calçado de salto alto são:
  • Cone: um salto redonda que é largo onde se encontra com a sola do sapato e visivelmente mais estreita no ponto de contacto com o solo

  • Sabrina: um salto curto e fino com altura máxima com menos de 2 centímetros e diâmetro não superior a 0,4 polegadas no ponto de contacto com o solo

  • Prisma: três faces planas que formam um triângulo no ponto de contacto com o solo

  • Cubano: calcanhar bloco quadrado de espessura de aproximadamente 2 polegadas de diâmetro e altura

  • Carretel: largo onde se encontra com a sola e no ponto de contacto com o solo; visivelmente mais estreita no ponto médio entre os dois

  • Agulha: um salto alto, magro, com altura mínima de 2 polegadas e diâmetro não superior a 0,4 polegadas no ponto de contacto com o solo

  • Anabela: ocupa todo o espaço sob o arco e porções calcanhar do pé  


Problemas nos pés:

     Os Sapatos de salto alto inclinam o pé para a frente e para baixo enquanto dobra os dedos dos pés para cima. Quanto mais os pés são forçados a essa posição, mais ele pode fazer com que o tendão de Aquiles encurte.Quando o pé inclina para a frente, um peso muito maior é transferida para a bola do pé e os dedos dos pés, aumentando a probabilidade de dano ao tecido subjacente que suporta o pé. Em muitos sapatos, estilo dita função, seja comprimindo os dedos ou forçá-los juntos, possivelmente resultando em bolhas, calos, dedos em martelo, joanetes, neuroma de Morton, fasceíte plantar e muitas outras podopatias, a maioria das quais são permanentes e necessitam de cirurgia para aliviar a dor. O Salto alto exerçe pressão sobre a parte inferior das costas, esmagando as vértebras lombares e contraindo os músculos da região lombar.
   Se não for possível evitar saltos altos completamente, sugere-se passar pelo menos um terço do tempo que passam em pé ,sapatos ou sapatilha do tipo "tênis" de bom amortecimento, salvando os saltos altos para ocasiões especiais.O ideal seria que o calçado tivesse sua fabricação personalizada.
   Apesar dos problemas médicos em torno de salto alto,os podólogos recomendam saltos médio a moderado para alguns pacientes. Parece que uma ligeira elevação do calcanhar, melhora o ângulo de contato entre os metatarsos e no plano horizontal, assim, mais que muito se aproxima o ângulo adequado e, resultando na distribuição de peso adequada de um pé de médio a alto arqueado. Os ortopedistas argumentam ainda que saltos elevados provocam tensões desnecessárias sobre os vários ossos e articulações do pé.


















Por hoje é só meninas, espero que vocês tenham gostado, e até o próximo post.

Beiijos ;*


Nenhum comentário:

Postar um comentário